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O blog do Vinci Rio é o espaço para você acompanhar todas as nossas novidades no cardápio, saber das próximas oficinas de culinária, pedir aquela receita que tanto gosta, saber dicas de um bom expresso, e assim fazer parte da nossa história, é onde vamos estar bem perto de você.

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20
OUT

Dicas da “Nutri” para o verão!!

O verão se aproxima e, nessa fase do ano, muitas pessoas se preocupam em como eliminar alguns quilinhos para ficarem mais magras e exibirem um físico mais saudável nas praias e piscinas cariocas.
Abaixo coloco dicas simples que irão auxiliar nesse processo de forma saudável:
Toma café da manhã!
As pessoas que tomam o café da manhã diariamente conseguem emagrecer mais depressa e controlar melhor o peso do que as que não o fazem, já que o corpo retém calorias porque pensa que vai passar fome mais tarde.
2. Fracione a sua alimentação
Consuma alimentos saudáveis e evite aqueles ricos em açúcar e gorduras. Vários estudos demonstram que distribuir a alimentação em várias refeições (café da amanhã, colação,  almoço, lanche e jantar) faz com que se ingiram menos calorias do que fazendo apenas duas por dia. Diminua as quantidades, não o número de refeições.
3. Diminua o tamanho do seu prato
Para conseguir reduzir as porções de alimentos, use um prato menor, ou seja, que encha com menor quantidade de comida,
4. Coma e mastigue devagar
Comer devagar melhora a digestão e favorece a sensação de saciedade. Comer com talheres de sobremesa pode ajudá-los nesse processo.
5. Inclua verduras e hortaliças nas refeições principais
Não só por uma questão de saúde mas também pela sua quantidade de fibra, que evita a prisão de ventre.
6. Se come fora de casa muitas vezes, opte pelo mais saudável
Se a sua rotina o obriga a comer em restaurantes, escolha uma salada ou uma sopa de legumes para entrada e, para prato principal, arroz integral, massa integral sem molho ou leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico). Para sobremesa, fruta fresca.
7. Se leva comida para o trabalho… 
Prepare saladas com  alimentos ricos em proteínas, como atum, ovo cozido, peito de peru. Você pode adicionar arroz integral, massa integral ou feijões. Para sobremesa, fruta ou um iogurte magro.
8. Evite os molhos 
Falo de todos, sobretudo os brancos como a maionese ou cremes. Coma verduras temperadas com azeite, molho de tomate natural ou com uma base de iogurte natural.
9. Mexa-se… 
Se, durante o dia, não consegue fazer alguma atividade física, evite andar de elevador e suba e desça escadas.
10. Muita água, chás e sumos naturais
Beba sempre dois litros de líquidos, no mínimo, por dia pois além de hidratar, tal hábito auxilia na saciedade.
 Com essas dicas, ficará mais fácil e mais saudável chegar no corpo ideal para o verão!!
Vânia MattosoNutricionista/ UNIRIO
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional/ VP
Mestra em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde/ UFF
Doutoranda em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde/ UFF

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25
AGO

Rio gastronomia

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Foram dois finais de semana maravilhosos!! Aprendemos muito com todas as aulas e palestras que participamos:  experiências super modernas em busca de drinks perfeitos, dicas valiosas para se obter a crocância necessária em cada fritura de croquetas, a escolha certa do tipo da carne para o sucesso de um bom hamburguer e qual cerveja para a melhor harmonização, quais são as melhores frutas para a sua sangria…

Agora é hora de botar a mão na massa e experimentar!!!

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28
JUL

Lanchinhos saudáveis

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Como já sabemos, é importante comer de 3 em 3h para acelerar o metabolismo e evitar extrapolar na hora de almoçar ou jantar.

Porém, uma dúvida comum entre as pessoas é o que comer entre as refeições sem comprometer a dieta. O ideal é variar as opções de lanche e não falhar no planejamento, para que os lanchinhos saudáveis estejam sempre à mão quando a fome chegar.

Frutas Frescas: As opções menos perecíveis são a maçã e a banana. Porém, levar um cacho de uva, pedacinhos de melão e melancia, goiaba também é uma opção. Basta acondicionar as frutas em um potinho plástico e levá-lo dentro da bolsa. Outra dica importante é sempre consumir a fruta junto com alguma gordura, como nozes, amêndoas ou castanhas.

Iogurte: Se no seu trabalho tiver geladeira e você puder usá-la, laticínios são uma boa opção. Nesse caso, a preferência fica para os desnatados, que ajudam a equilibrar a flora intestinal e melhorar a absorção de nutrientes.

Oleaginosas: Amêndoas, nozes, castanhas… todas podem fazer parte da dieta! Entretanto, é necessário ter atenção às quantidades. Duas unidades para as opções maiores e 5 unidades para as menores é uma boa porção

E o que evitar?? Devemos evitar biscoitos feitos com farinha de trigo que não seja integral, ricos em gordura vegetal, açúcar e sódio. Para isso, fique atento aos rótulos para saber qual a composição do alimento que você está consumindo.

Invista sempre nas opções mais naturais e frescas, ricas em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento celular.

Espero que gostem de mais essa dica,

Vânia Mattoso

Nutricionista/ UNIRIO
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional/ VP
Mestra em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde/ UFF

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23
MAI

Nova parceria e novas dicas de nutrição, aproveitem!!!!

 

 

 

 

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Olá!
Meu nome é Vânia Mattoso, sou nutricionista, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, mestra e doutoranda em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense e serei a nova parceira do blog do Vinci Rio, comentarei sempre sobre temas relevantes na área de Nutrição e/ou que estejam em voga na mídia.
Para começar a falar de Nutrição, temos que pensar sobre a importância de uma alimentação saudável. Segundo o Ministério da Saúde, alimentação saudável é ter um padrão alimentar que atenda às necessidades biológicas e socioculturais do indivíduo, de acordo com cada faixa etária. Para isso são necessários alguns requisitos:
1. Variedade de todos os grupos alimentares, para que sejam consumidos todos os nutrientes necessários.
2. Alimentação colorida, para contribuir na diversidade de nutrientes;
3. Alimentação harmoniosa em relação à quantidade e à qualidade dos alimentos consumidos;
4. Moderação, ou seja, não consumir alimentos exageradamente, respeitando-se as porções recomendadas para cada grupo de alimento;
O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuarem diretamente no organismo.
Assim, uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes e contribuir para uma gestação plena e saudável.
Fiquem atentos pois em tempos de Instagram e Facebook, qualquer blogueira torna-se nutricionista e/ou preparadora física. Procurem sempre profissionais capacitados para que sejam bem orientados e, assim, não prejudiquem sua saúde.
Beijos e até a próxima

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