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Dicas da “Nutri” para o verão!!

O verão se aproxima e, nessa fase do ano, muitas pessoas se preocupam em como eliminar alguns quilinhos para ficarem mais magras e exibirem um físico mais saudável nas praias e piscinas cariocas.
Abaixo coloco dicas simples que irão auxiliar nesse processo de forma saudável:
Toma café da manhã!
As pessoas que tomam o café da manhã diariamente conseguem emagrecer mais depressa e controlar melhor o peso do que as que não o fazem, já que o corpo retém calorias porque pensa que vai passar fome mais tarde.
2. Fracione a sua alimentação
Consuma alimentos saudáveis e evite aqueles ricos em açúcar e gorduras. Vários estudos demonstram que distribuir a alimentação em várias refeições (café da amanhã, colação,  almoço, lanche e jantar) faz com que se ingiram menos calorias do que fazendo apenas duas por dia. Diminua as quantidades, não o número de refeições.
3. Diminua o tamanho do seu prato
Para conseguir reduzir as porções de alimentos, use um prato menor, ou seja, que encha com menor quantidade de comida,
4. Coma e mastigue devagar
Comer devagar melhora a digestão e favorece a sensação de saciedade. Comer com talheres de sobremesa pode ajudá-los nesse processo.
5. Inclua verduras e hortaliças nas refeições principais
Não só por uma questão de saúde mas também pela sua quantidade de fibra, que evita a prisão de ventre.
6. Se come fora de casa muitas vezes, opte pelo mais saudável
Se a sua rotina o obriga a comer em restaurantes, escolha uma salada ou uma sopa de legumes para entrada e, para prato principal, arroz integral, massa integral sem molho ou leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico). Para sobremesa, fruta fresca.
7. Se leva comida para o trabalho… 
Prepare saladas com  alimentos ricos em proteínas, como atum, ovo cozido, peito de peru. Você pode adicionar arroz integral, massa integral ou feijões. Para sobremesa, fruta ou um iogurte magro.
8. Evite os molhos 
Falo de todos, sobretudo os brancos como a maionese ou cremes. Coma verduras temperadas com azeite, molho de tomate natural ou com uma base de iogurte natural.
9. Mexa-se… 
Se, durante o dia, não consegue fazer alguma atividade física, evite andar de elevador e suba e desça escadas.
10. Muita água, chás e sumos naturais
Beba sempre dois litros de líquidos, no mínimo, por dia pois além de hidratar, tal hábito auxilia na saciedade.
 Com essas dicas, ficará mais fácil e mais saudável chegar no corpo ideal para o verão!!
Vânia MattosoNutricionista/ UNIRIO
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional/ VP
Mestra em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde/ UFF
Doutoranda em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde/ UFF

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