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JUL

Lanchinhos saudáveis

lanches saudáveis

 

Como já sabemos, é importante comer de 3 em 3h para acelerar o metabolismo e evitar extrapolar na hora de almoçar ou jantar.

Porém, uma dúvida comum entre as pessoas é o que comer entre as refeições sem comprometer a dieta. O ideal é variar as opções de lanche e não falhar no planejamento, para que os lanchinhos saudáveis estejam sempre à mão quando a fome chegar.

Frutas Frescas: As opções menos perecíveis são a maçã e a banana. Porém, levar um cacho de uva, pedacinhos de melão e melancia, goiaba também é uma opção. Basta acondicionar as frutas em um potinho plástico e levá-lo dentro da bolsa. Outra dica importante é sempre consumir a fruta junto com alguma gordura, como nozes, amêndoas ou castanhas.

Iogurte: Se no seu trabalho tiver geladeira e você puder usá-la, laticínios são uma boa opção. Nesse caso, a preferência fica para os desnatados, que ajudam a equilibrar a flora intestinal e melhorar a absorção de nutrientes.

Oleaginosas: Amêndoas, nozes, castanhas… todas podem fazer parte da dieta! Entretanto, é necessário ter atenção às quantidades. Duas unidades para as opções maiores e 5 unidades para as menores é uma boa porção

E o que evitar?? Devemos evitar biscoitos feitos com farinha de trigo que não seja integral, ricos em gordura vegetal, açúcar e sódio. Para isso, fique atento aos rótulos para saber qual a composição do alimento que você está consumindo.

Invista sempre nas opções mais naturais e frescas, ricas em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento celular.

Espero que gostem de mais essa dica,

Vânia Mattoso

Nutricionista/ UNIRIO
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional/ VP
Mestra em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde/ UFF

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